Impressora laser colorida: como escolher?

Escolhendo a melhor impressora laser colorida que atende exatamente suas necessidades

impressora laser colorida

Hoje em dia existem dezenas, se não centenas, de opções de impressora a laser para se comprar. São diversos fabricantes e cada um deles possui um vasto leque de produtos, cada qual focado em atender uma necessidade de mercado específica.

Nem sempre a melhor marca e modelo é a melhor escolha para você. Caso você faça uma má escolha na hora de sua aquisição você enfrentará alguns pormenores, tais como: altos custos de manutenção e impressão, sua produtividade cairá ao invés de aumentar, problemas de desempenho com as impressões entre outros.

Iremos listar para sua consideração os pontos chave na hora de escolher bem uma impressora laser colorida. Assim, você terá mais informações na hora de tomar sua decisão e com certeza irá acertar na escolha.

Impressora laser colorida ou impressora jato de tinta?

A impressora laser colorida possui uma limitação ao compararmos com a jato de tinta: elas somente conseguem imprimir em papéis (depende é claro do modelo de impressora laser colorida que estamos falando) de tamanho A3. Se você precisar imprimir em materiais maiores que este você terá que partir para uma impressora jato de tinta.

  • As impressoras jato de tinta possuem uma qualidade de impressão fotográfica geralmente melhor do que as impressoras laser coloridas. Então se o seu foco é a impressão fotográfica escolhe uma jato de tinta;
  • As impressoras jato de tinta são em média muito mais caras de manter e se imprimir do que as impressoras laser coloridas;
  • A impressora laser colorida é muito mais rápida do que a impressora jato de tinta.

E quais são os custos envolvidos na impressão com uma impressora laser colorida?

Devemos considerar que os grandes fabricantes nem sempre possuem lucros com o comércio de suas impressoras, mas sim com os consumíveis das mesmas. Geralmente as impressoras laser coloridas não vem de fábrica com toners 100% cheios que possibilitam mais de 2000 páginas de impressão (considerando uma superfície impressa de 5% em A4). Então mesmo comprando um equipamento novo você terá em breve que adquirir mais suprimentos.

Este é um ponto crucial a se analisar na hora de escolher uma impressora laser colorida: qual o custo envolvido na aquisição dos suprimentos (no caso os toners). Mutas vezes não percebemos mas já no primeiro ano de uso da impressora podemos gastar mais de cinco vezes o valor da compra da impressora laser colorida em si.

Analise com cuidado, pois por via de regra, geralmente as impressoras laser coloridas mais baratas são as mais caras na hora de se analisar o custo total de impressão.

Impressora LED colorida ou Impressora laser colorida?

As impressoras LED utilizam a tecnologia LED no lugar do laser, mas podem ser consideradas a mesma coisa pois ambas utilizam o toner como suprimento principal para impressão. O único ponto distinto é que a tecnologia LED foi desenvolvida para ser mais rápida que a tecnologia laser.

Esperamos que agora você consiga tomar uma boa decisão na hora de comprar sua impressora laser colorida.